Ministro do STJ comenta sobre críticas a visita do presidente do STF a SC

ministro-do-stj-comenta-sobre-criticas-a-visita-do-presidente-do-stf-a-sc

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, opinou sobre as duras críticas feitas pelo ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador aposentado Fernando Carioni ao ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ministro do STJ, Humberto Martins - Foto: Leo Munhoz/ND

Ministro do STJ, Humberto Martins – Foto: Leo Munhoz/ND

Carioni classificou Barroso, como uma pessoa sem “qualquer moral e caráter para pisar em solo catarinense”. E ainda criticou as Aproesc (Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina), e a Anape (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal) por ter convidado o presidente do STF.

Martins e Barroso participaram nesta segunda-feira (06) da abertura do 49º CNPE (Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal) que ocorre em Florianópolis.

Para Humberto Martins, Barroso é um dos maiores constitucionalistas deste país e um dos maiores professores da área de direito constitucional brasileiro.

E que durante o exercício da presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) defendeu o próprio sistema eleitoral. O ministro do STJ disse que as pessoas ao fazer críticas podem fazer dentro de um estado democrático de direito, mas com muito respeito ao outro lado.

Democracia é um respeito, diz ministro

“Sempre respeitando o direito e a opinião do outro. Isso é que nós chamamos democracia, quando se extrapola os limites da crítica não é mais democracia”, avisou.

“A democracia é um respeito, também é um direito do outro, onde existe direitos, existe também obrigações. Onde termina o meu direito começa o do outro”, alfinetou. “Quando a gente resolve as contradições e restaura a paz, a gente unifica os pensamentos, mas o bom é o debate”, completou.

Vicente Braga, Humberto Martins e Francisco Guardini em coletiva a imprensa – Foto: Leo Munhoz/ND

Os presidentes da Aproesc, Francisco Guardini, e da Anape, Vicente Braga, também se manifestaram.

Guardini disse aceitar com tranquilidade a manifestação do ex-desembargador que disse ter desprezo aos organizadores do evento pelo convite a Barroso, e mostrou desdém com as declarações de Fernando Carioni.

“Não vejo problema nenhum, eu também entendo que o ministro Barroso também não está preocupado com essa manifestação do ex-desembargador e nós da organização também não”.

O presidente da Anape foi mais contido na resposta. “A gente só tem a agradecer, eu tenho certeza que a vinda do ministro Barroso aqui a Santa Catarina é um respeito que ele tem por esse estado”.

“Acredito que esses comentários fazem parte do estado democrático e a gente tem que ter essa liberdade das pessoas se manifestarem e darem sua opinião. O desembargador tem o entendimento dele e tem direito a falar e a gente tem que respeitar”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.