As matrículas e rematrículas para 2024 da rede municipal de ensino de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, começam nesta terça-feira (7) para alunos da educação infantil, de forma presencial. Já os estudantes do ensino fundamental podem realizar o procedimento online a partir das 9h de segunda-feira (13).
Conforme a prefeitura de Itajaí, cerca de 42 mil alunos estudam nas unidades municipais de educação. Dessa forma, a realização do processo de forma online foi disponibilizada em 2023 para diminuir as filas presenciais, agilizando o processo.
Um edital com as informações referentes às matrículas em todos os níveis de ensino, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos), está disponível no site da prefeitura.
A secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado, reforça que as matrículas online proporcionam maior conforto às famílias e garantem acesso igualitário na escolha das vagas. Ela lembrou também que a rematrícula de alunos que vão continuar na mesma escola é realizada automaticamente.
Elisete Furtado comentou também que o principal objetivo do sistema online é acelerar os cadastros de alunos que passam da pré-escola para o fundamental. Em 2022, por exemplo, foram mais de 3 mil matrículas nessas turmas, relata a secretária.
Como fazer a matrícula ou rematrícula online?
A partir das 9h de segunda-feira (13) os pais ou responsáveis pelos estudantes do ensino fundamental devem acessar o portal da Educação de Itajaí. No site, disponível para celular e web, é necessário ir até o ícone/aba MATRÍCULA ONLINE.
Depois de realizar o cadastramento no site, garantindo assim a vaga no período e instituição disponível selecionada, é necessário ir presencialmente até a escola para entregar os documentos.
Para ajudar no procedimento, o município informou ter 205 pontos de rede wi-fi livre e gratuita espelhados pela cidade. Além disso, locais públicos como a Biblioteca Municipal disponibilizam computadores por meio dos quais pode ser feita a matrícula ou rematrícula.
Prazos para realização das matrículas
Educação Infantil
Na educação infantil, as rematrículas são feitas presencialmente a partir desta terça-feira (7) até a sexta-feira (17). Já entre os dias 6 e 15 de dezembro começam as matrículas de novos alunos nas escolas, processo que deve respeitar a classificação do Programa Fila Única.
Ensino Fundamental
As matrículas para os alunos que vão para o 5º ano do fundamental em 2024, ou para aqueles que vão para o 4º ano na escola Isolada Clarindo Sebastião Cunha, no bairro Espinheiros, começam na segunda (13) e vão até quinta-feira (16). Esse período é válido para os estudantes que já frequentavam as unidades municipais em 2023.
Por outro lado, as crianças que iniciam o 1º ano do ensino fundamental em 2024, vindos de unidades municipais de educação infantil ou de creches conveniadas, terão as matrículas internas entre 21 e 24 de novembro.
A matrícula para os alunos novos, aqueles que não estudavam na rede municipal, inicia em 11 de dezembro e segue até 14 de dezembro em duas etapas. Primeiramente deve ser feita a inscrição online e, na sequência, até o dia 15 de dezembro, apresentar presencialmente os documentos exigidos no edital.
O município destacou também que, após as matrículas, as vagas remanescentes ficam disponíveis de forma presencial nas unidades de ensino a partir do dia 1º de fevereiro de 2024.
As rematrículas para o ano letivo de 2024 são realizadas pelos secretários escolares, através do sistema educacional Erudio, mediante atualização do cadastro. Já as novas matrículas para o EJA abrem a partir do primeiro dia letivo de 2024.