Um trabalhador acabou ferido após uma explosão acidental na tarde desta quinta-feira (9), em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ele trabalhava em uma obra na Rua Frederico Jensen, no bairro Itoupavazinha, quando o acidente aconteceu.
Com a explosão, carros e estabelecimentos comerciais próximos foram danificados. Por meio de uma nota, a Prefeitura de Blumenau se pronunciou sobre o acidente e explicou a situação.
A equipe da NDTV está no local e conversou com um dos comerciantes locais, o qual informou que é normal acontecer essas explosões devido à obra realizada no local.
Valdelir Pinheiro conta que além do seu carro, outros veículos foram atingidos pelas pedras após a explosão, além dos danos causados à estrutura de seu estabelecimento.
“Ouvimos um barulho bastante grande. Já é normal essas explosões que dá uma certa tremida no prédio, mas hoje foi diferente. Houve um acidente, voaram bastantes pedras para cima, caiu em cima do meu comércio, quebrou telhado, a minha placa de fachada retorceu”.
Segundo informações do Portal Alexandre José, o trabalhador ferido na explosão precisou ser encaminhado ao hospital pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Não há registro de outros feridos.
Prefeitura explicou motivo da explosão
A secretaria de Obras explicou que o homem atingido operava uma perfuratriz quando o acidente aconteceu e que está apurando o ocorrido junto à empresa executora da obra, feita na tubulação da rua. O estado de saúde da vítima ainda não foi informado.
Confira a nota na íntegra
“A Secretaria Municipal de Obras já tomou conhecimento do ocorrido no bairro Itoupavazinha, onde uma explosão atingiu comércios e veículos na Rua Frederico Jensen.
Pelo o que o município apurou com a empresa executora, ocorreu durante esta quinta-feira, uma operação de detonação de rochas em um dos trechos da via para implantação da rede de drenagem. Após a conclusão da operação que ocorreu normalmente, quando a empresa realizava o remoção de material detonado e início de novas furações, uma quantidade de pyroblast remanescente acabou explodindo tardiamente, causando danos nas imediações do local.
O operador da perfuratriz foi o único atingido pela explosão e foi encaminhado ao hospital. A Secretaria de Obras reitera que todos os danos causados pelo acidente serão arcados pela empresa executora. Portanto, todos os atingidos que ainda não foram ressarcidos podem acionar o engenheiro da empresa Engeplan por meio do contato (49) 99934-1920 (Gustavo Andrade)”.