No AP, manobra de assalto aeromóvel tem participação de 310 militares do Brasil e EUA


Exercício integra a ‘Core 23’, que segue até o dia 16 de novembro com ações conjuntas entre tropas de ambos os países na Amazônia. Ações ocorreram em Ferreira Gomes, no Amapá
Exército Brasileiro/Divulgação
O terceiro dia do Exercício Combinado de Operação e Rotação (Core 23) entre os exércitos do Brasil e dos Estados Unidos, realizado nesta quarta-feira (8), teve a simulação de um assalto aeromóvel. A ação contou com a participação de 310 militares e ocorreu no município de Ferreira Gomes, no Amapá.
O objetivo do exercício foi infiltrar tropas através de aeronaves para conquistar locais estratégicos dentro do território inimigo, dentro da guerra simulada.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
As ações contaram ainda com a participação de helicópteros que realizam o transporte de carga externa, como obuseiros, que são armas de fogo usadas ela artilharia. Cada obuseiro, com peso de 1.200 quilos.
Para o comandante de aviação do Exército Brasileiro, general de brigada Fábio Serpa Lima, desde a Core 21 ambas as forças têm evoluído consideravelmente nas táticas.
“É extremamente importante a participação de nossas tropas em exercícios, sejam eles singulares, conjuntos e principalmente os exercícios combinados, como é este que ocorre agora. Nós temos evoluído em termos de técnicas, táticas e procedimentos, trocando experiências com o Exército Norte Americano”, disse o comandante.
As aeronaves usadas foram dos modelos Black Hawk, Cougar, Jaguar, Pantera K2 e Fennec AvEx, que partiram do Aeródromo Salomão Alcolumbre, em Macapá.
A série de exercícios segue até o dia 16 de novembro e ocorre também em Belém, Macapá e Oiapoque.
Core 23
Operação Core 23 ocorre em três fases
Exercito/Reprodução
Core significa Combined Operation and Rotation Exercise, ou Exercício Combinado de Operação e Rotação, em português. A atividade resulta de um programa de cooperação assinado entre o Brasil e os Estados Unidos, e estipula uma série de exercícios conjuntos até 2028.
Esta é a terceira edição. A primeira aconteceu em 2021, no Brasil, e a segunda em 2022, em Louisiana. Na atividade, as tropas dos países compartilham suas experiências e sobre técnicas, táticas e procedimentos de Defesa e doutrina. São 1.200 militares do Comando Militar do Norte envolvidos nesta edição.
O encerramento da ‘Core 23’ está marcado para o dia 16 de novembro, na Companhia Especial de Fronteira (CEF), em Oiapoque.
LEIA MAIS:
Militares do exército americano desembarcam no Amapá para treinamento combinado
Exército do Brasil e EUA realizam treinamento na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa
Na Amazônia, militares dos EUA iniciam treinamentos em conjunto com o Exército Brasileiro
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.