Com objetivo de contribuir para a curricularização da extensão nos cursos de Letras, Clube do Livro Amaro visa desenvolver as habilidades dos estudantes em um espaço distinto da sala de aula. Clube do Livro Amaro traz obras com temas diversificados
Divulgação
O Clube do Livro Amaro é um Projeto de Extensão que contribui para a curricularização da extensão nos cursos de Letras e para as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC)/Atividades Complementares nos outros cursos e conta com 25 participantes sendo nove estudantes extensionistas.
Apoiado pelo Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Pro-EX) e pela Universidade Federal do Acre (Ufac), o clube tem como principais objetivos permitir que os estudantes de graduação dos cursos de Letras, incluindo Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Português, desenvolvam suas habilidades como extensionistas em um ambiente fora da sala de aula, buscando oferecer um espaço de discussão literária para os universitários e comunidade em geral.
As reuniões ocorrem mensalmente no auditório do Cela, geralmente na última quinta-feira do mês, às 19h, ao longo de ciclos temáticos de cinco meses. Em exceção, haverá encontros no primeiro ciclo de 2024, nos meses de janeiro, fevereiro, abril, maio e junho.
Primeiro encontro do Clube do Livro Amaro
Divulgação
“A ideia é ter um repertório amplo e diversificado de obras, todas ligadas pelo tema escolhido para o ciclo. Em cada ciclo, buscaremos ter textos canônicos e não canônicos, ‘antigos’ e contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, ocidentais e não ocidentais; e sempre com, no mínimo, uma obra de autoria feminina e de autoria negra em cada ciclo; além de uma obra da literatura na Amazônia por ano”, explicou o professor Carlisson Oliveira, coordenador do projeto.
As obras de cada ciclo são divulgadas com antecedência para que os participantes tenham tempo adequado para a leitura, considerando fatores como acessibilidade, qualidade de traduções e edições, extensão dos textos e custos.
A seleção de obras para leitura leva em consideração a diversidade de autores, gêneros e temas. No mês de novembro, o livro escolhido foi Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Renato Menezes.
VÍDEOS: g1