Protocolo de isolamento de casos positivos prevê afastamento por, no mínimo, 7 dias; entenda mais detalhes abaixo. Vacina em Campinas está disponíveis em todos os postos de saúde e não é necessário agendamento
Eduardo Lopes/Arquivo PMC
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) registrou 13 surtos de covid-19 em 10 escolas públicas e particulares entre o começo de outubro e o início deste mês. Segundo a pasta, dez surtos já foram encerrados e três estão sendo monitorados. O número é mais que o dobro do registrado em setembro, quando cinco surtos foram notificados à Saúde.
Apesar do aumento, o número é baixo considerando que Campinas tem, segundo o INEP, 700 estabelecimentos escolares, no entanto, ressalta a importância de reforçar os protocolos sanitários dentro das salas de aula e de manter a caderneta de vacinação atualizada.
“Lembrar que é muito importante estar com todas as doses em dia porque o adoecimento ocorre somente para pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta”, afirmou Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
📚 Protocolos dentro das salas de aula
O protocolo sanitário mudou com o controle da pandemia e o avanço da vacinação. Segundo o Devisa, não é necessário mais isolar uma sala de aula ou fechar uma escola, mas é importante seguir rigorosamente as orientações:
Alunos e funcionários com sintomas gripais devem usar máscaras;
Em caso positivo para covid-19, a pessoa deve ficar afastada por, no mínimo, sete dias;
Para voltar, é necessário um novo teste no sétimo dia de sintoma:
Teste positivo: a pessoa deve continuar afastada até o 10º dia;
Teste negativo: a pessoa pode voltar, mas usa máscara até o 10º dia.
“Para voltar à atividade escolar é importante que a pessoa esteja sem sintomas respiratórios e sem febre”, reforçou a diretora do Devisa.
😷 Etiqueta respiratória
A secretaria de Saúde também está recomendando fortemente em lugares abertos e fechados a chamada etiqueta respiratória, que são ações no dia a dia que podem evitar o contágio de doenças gripais. São elas:
Tossiu ou espirrou: coloca o braço na frente e não a mão
Tossiu ou espirrou: lavagem de mão com água e sabão ou álcool em gel
📈 Casos em crescimento na cidade
O aumento dos casos de covid-19 não foi apenas nas escolas. Apesar de ainda muito longe do registrado durante os picos da pandemia, Campinas registrou um aumento significativo nos últimos meses. Veja abaixo os números:
02/07/2023 a 29/07/2023: 335 casos confirmados de covid-19
06/08/2023 a 02/09/2023: 934 casos confirmados de covid-19
03/09/2023 a 30/09/2023: 1.736 casos confirmados de covid-19
01/10/2023 a 28/10/2023: 2.136 casos confirmados de covid-19
🚩 Onde vacinar em Campinas?
As doses da vacina contra covid-19 estão disponíveis em 67 unidades básicas de saúde de Campinas e não é preciso agendamento. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no site da prefeitura.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas