O Hospital Santa Isabel, em Blumenau, começou uma iniciativa muito importante para garantir uma comunicação inclusiva para seus pacientes. A ideia surgiu a partir da Comissão de Inclusão Social da unidade, com objetivo de atender às necessidades de uma população diversificada.
A unidade formou uma comissão especializada para encontrar soluções para pacientes que enfrentam desafios em se comunicar devido a deficiências visuais, auditivas, mentais, físicas ou que falam línguas estrangeiras.
Com isso, foi decidido integrar as Pranchas de Comunicação Inclusiva nos atendimentos realizados no hospital.
As pranchas estão disponíveis em cinco idiomas e atende às necessidades de uma população diversificada em Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.
Como essa comunicação funciona
O material fica à disposição para que a Equipe Assistencial leve até o paciente e ele aponte suas necessidades. Na prancha, há opções como beber, comer, andar, tomar banho, ouvir música, entre outras.
Essas pranchas possuem uma variedade de símbolos, palavras e frases que abrangem os tipos de situações encontrados em um ambiente hospitalar, tornando a comunicação mais fácil e eficiente.
A comunicação inclusiva possibilita que as pessoas se expressem de forma eficaz, independentemente de sua língua materna ou de suas necessidades específicas.
Comissão de Inclusão Social
A Comissão de Inclusão Social foi criada com o objetivo de eliminar barreiras durante o atendimento e comunicação com pacientes, a fim de assegurar um ambiente de cuidado e humanização a todas as pessoas que buscam serviços de saúde.
A missão desta comissão é garantir que todos tenham acesso equitativo aos serviços de saúde prestados pelo Hospital Santa Isabel, que acredita que todos os pacientes merecem atendimento de qualidade, independentemente de suas barreiras de comunicação.