Mais de 280 mil catarinenses não usaram a internet em 2022 por não saberem como, apontou uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (9).
Santa Catarina foi o 3º Estado brasileiro onde mais se usou a internet em 2022.
A pesquisa “PNAD Contínua: Tecnologia de Informação e Comunicação 2022” detalhou que 2,5 milhões dos domicílios de SC acessaram serviços ou produtos online no ano anterior, o equivalente a cerca de 94,4% dos domicílios catarinenses.
Enquanto o número de pessoas que utilizou a ferramenta é de 7,2 milhões da população de 7,4 milhões no Estado, 767 mil pessoas de 10 anos ou mais que não utilizaram internet em 2022.
Desse número, 287 mil catarinenses não utilizaram a internet por não saber como. No Brasil, quase metade da população que não usou o serviço, cerca de 47,7%, por não saber como.
Em Santa Catarina foi o segundo maior motivo para que as pessoas não acessassem serviços ou produtos online, atrás do primeiro motivo, que era a falta de necessidade. Para 319 mil, não houve necessidade de utilizar a internet em 2022.
Preocupação com privacidade ou segurança (2,6%) foi o motivo menos apontado pelos entrevistados do IBGE.
Chamadas de vídeo e voz puxaram SC para 3º lugar do Brasil
Conforme o Pnad, cerca de 95,9% das pessoas que usaram a internet tinham a intenção de fazer uma chamada de vídeo ou voz.
A pesquisa também apontou que em 2022 as pessoas preferiram pela primeira vez na série histórica a assistir vídeos de programas, séries e filmes a usar a internet para mandar mensagens de texto, voz ou imagens.
Confira o ranking de uso da internet
- Conversar por chamadas de vídeo ou voz (95,9%);
- Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (90%);
- Envio e recebimento de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativo diferente de e-mail (89,5%);
- Usar redes sociais (87,4%);
- Ouvir músicas, rádio ou podcast (84,5%);
- Jogar pelo videogame, celular ou computador (36,7%);
- Vender ou anunciar bens ou serviços (18,1%).