Grande São Paulo tem 145 pedestres roubados por dia; veja flagrantes


Os flagrantes registrados por câmeras de segurança representam um tipo de crime disseminado em boa parte das metrópoles brasileiras. ”Você vai morrer’: homem relata assalto que sofreu em rua de São Paulo
O Jornal Hoje desta segunda-feira (13) mostrou flagrantes de assaltos a pedestres na Região Metropolitana de São Paulo. A média é de 145 vítimas desse tipo de crime por dia.
Um homem que andava por um bairro da capital contou à reportagem como se tornou parte dessa estatística.
“Houve um assalto ao casal na rua e, cinco segundos à frente, acabaram me abordando com violência, com arma de fogo apontada para a cabeça e me pedindo o celular. Entreguei o telefone e ele me xingou, engatilhou a arma e falou: ‘você vai morrer, você vai morrer'”, conta a vítima.
O homem, que não quis se identificar, lamentou o fato de a violência dificultar a vida social na região. Veja no vídeo acima.
Região Metropolitana de São Paulo registrou 39.556 roubos a pedestres de janeiro a setembro.
TV Globo/Reprodução
Em outro flagrante, a vítima foi uma mulher que estava com uma criança no colo. Indefesa, ela entregou o celular e o bandido foi embora com tranquilidade. Veja no vídeo abaixo:
Mulher é roubada em rua de São Paulo
Os flagrantes registrados por câmeras de segurança representam um tipo de crime disseminado em boa parte das metrópoles brasileiras. Na Grande São Paulo, quase sempre os bandidos chegam de moto.

VEJA TAMBÉM:

Vizinho preso por roubar pais de Bruna Biancardi invadiu outras casas no mesmo condomínio em 2021
Câmera flagra dupla furtando moto de luxo
VÍDEO: Câmera de segurança flagra assalto em posto de combustíveis
Assalto em bando
Em uma rua da Zona Sul de São Paulo, foram quatro vítimas de uma vez. Um estudante, que também não quis se identificar, falou como foi a abordagem.
“Cinco motoqueiros. Tinha oito pessoas no total, quase todos armados, falando que iam matar a gente se não entregassem as coisas. E querendo ou não, a arma tem esse fator de susto, que chegou ao meu lado, encostando em mim. Até minha perna ficou fraca e eu tive que ajoelhar”, recorda.
Os quatro estudantes estavam indo para o apartamento de um deles. Eles chamaram a polícia e registraram o boletim de ocorrência. “Não aconteceu nada. Não recuperou nada até agora”, diz o estudante. Veja no vídeo abaixo:
Criminosos roubam cinco estudantes em rua de São Paulo
Na mesma região do assalto aos estudantes, um grupo de moradores foi roubado chegando ao prédio. Muitos bandidos se passam por entregadores.
Criminosos se passam por entregadores para assaltar pedestres.
TV Globo/Reprodução
Segurança pública
De janeiro a setembro de 2023, quase 40 mil pedestres foram assaltados na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, o número é 21% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
“A gente precisa ter essa clareza que, mesmo com as reduções, a gente ainda tem roubos em patamares muito elevados. E é um crime, especialmente o crime com arma na cara, que deixa traumas muito grandes nas vítimas e afetam muito como as pessoas usam a cidade, vivenciam a cidade”, diz o gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani.
Segundo o especialista, somente com uma atuação conjunta das polícias Civil e Militar será possível coibir a criminalidade.
O coordenador de Políticas Públicas da secretaria, major Rodrigo Garcia Vilardi, disse que mais de 4 mil pessoas foram presas ou apreendidas no estado de janeiro a setembro. Ele defende trabalho integrado e parceria com o judiciário para diminuir a criminalidade.
“O trabalho policial forte com investigação, prevenção, integração que tem resultado na prisão de criminosos, mas além disso articular com Judiciário e MP (Ministério Público)para aqueles criminosos que nós já prendemos, ao menos enquanto cumprindo pena ou aguardando julgamento, que não voltem a praticar crimes, porque vão se sentir devidamente fiscalizados”, fala.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
145 pedestres são roubados por dia na Grande São Paulo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.