A atriz Glamour Garcia, de 35 anos, está em Blumenau para fazer a cirurgia de redesignação sexual. Em entrevista exclusiva para o portal ND+, ela falou sobre a decisão e oportunidade de explorar mais um momento de liberdade e emancipação.
O procedimento está marcado para a manhã de terça-feira (14), na Trangender Center Brazil. A cirurgia será feita pelo renomado médico José Carlos Martins Junior, que já realizou mais de 600 cirurgias do tipo.
Glamour chegou em Blumenau no domingo (12) e é acompanhada pela sua mãe. Nesta segunda-feira (13), ela esteve na clínica para a consulta pré-cirúrgica.
Atriz conta como decidiu fazer o procedimento
A atriz ganhou destaque nacional em 2019, ao interpretar a inesquecível Britney em A Dona do Pedaço, papel que lhe rendeu o troféu de Atriz Revelação no Melhores do Ano.
Ela comentou que nesta época estava com a cirurgia marcada para o início de 2021, mas resolveu esperar mais um pouco.
“Em 2020 eu fiz um trabalho com o Dr. José Martins, escrevi a contracapa de um livro de autoria dele. Através dessa proximidade a gente criou uma amizade e eu acabei ganhando dele a cirurgia, foi quando surgiu essa oportunidade”.
O livro citado por Glamour é “Transgêneros: Orientações médicas para uma transição segura”, primeiro e único livro destinado à comunidade trans que aborda as técnicas de cirurgias faciais, corporais e sexuais.
Foram cerca de três anos de amadurecimento da ideia até a decisão de fazer procedimento. No início de 2023, ela entrou em contato com o médico.
Por conta da agenda apertada dos dois, a cirurgia só pôde ser marcada para novembro. Glamour esteve em cartaz com duas peças e recentemente terminou de gravar o longa chamado “Homem de Ouro”, em que interpreta a personagem Rogéria.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Glamour Garcia (@glamourgarcia)
Acontecimento marcante
A atriz destaca que o procedimento realizado não vai validar sua sua cidadania e vivência, mas que será um acontecimento marcante em sua vida.
“Não acho que isso vai me trazer mais aceitação de mim mesma, acredito que eu vou ter a oportunidade de explorar o prazer e sexualidade de novo, acho isso bem interessante. Vou estar vivendo mais um momento de liberdade e emancipação, vou revivenciar o momento de descoberta de mim mesma, do meu próprio prazer, minhas emoções, vai ser muito positivo”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Glamour Garcia (@glamourgarcia)
Glamour completou 20 anos de carreira como atriz e já esteve presente em vários longas, séries, novela e muitas peças de teatro. “É um momento de grandes acontecimentos, então estou muito feliz”, pontuou.
A atriz iniciou a transição em 2009 e se tornou uma ativista pelos direitos da comunidade trans, sendo acompanhada e admirada por muitos seguidores.
Todo o processo de sua redesignação sexual está sendo compartilhado por ela em suas redes sociais. Sua recuperação também será dividida com seus seguidores.
Considerada uma cirurgia extremamente radical, a redesignação sexual, consiste na amputação do membro, que será transformado em uma neovagina.
A operação leva de cinco a oito horas e a recuperação cerca de 3 meses, quando já é possível iniciar as atividades sexuais.
Clínica de Blumenau já atendeu outras famosas
A Trangender Center Brazil, de Blumenau, já atendeu outras mulheres trans famosas, entre elas Thalita Zampirolli, MC Trans, Cantora Jotta e a streamer Vanessa Wolf, que também conversou com o portal ND+ na época em que se preparava para fazer seus procedimentos.
As primeiras gêmeas do mundo a realizarem juntas a cirurgia de redesignação sexual também integram a lista. A história de Mayla Phoebe e Sofia Albuquerck pode ser conferida na série documental “Gêmeas Trans: Uma Nova Vida”.