Ordem do governo de SC para retirada de livros de escolas estaduais é apurada pelo MP


Governo disse que livros serão redistribuídos para adequar às faixas etárias dos estudantes, mas não informou prazo para que obras como ‘Laranja Mecânica’. ‘It: A Coisa’ e ‘Exorcismo’ voltem a circular. Sala de aula
Semed
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu procedimento para apurar a decisão do governo estadual de retirar de circulação nove livros da rede pública de ensino. A ordem ocorreu por meio de um ofício assinado pela da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis, veiculada à Secretaria de Educação estadual (SED), em 7 de novembro.
A notícia de fato, que funciona como uma investigação preliminar, é conduzido pela 25ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, informou o órgão na tarde de segunda-feira (13). Como parte da ação, o MPSC pediu informações à SED sobre a decisão. A resposta do governo está em análise.
No documento, a pasta pedia que as obras fossem “armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”. Após críticas nas redes sociais e comentários contrários à determinação, o governo afirmou que livros serão redistribuídos, porém não deu prazo ou indicou para quais unidades eles vão (entenda mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
Na lista, estão livros como “Laranja Mecânica”, “It: A Coisa” e “Exorcismo”. Há, também, a obra chamada “O diário do diabo: os segredos de Alfred Rosemberg, o maior intelectual do nazismo”. (veja a lista completa mais abaixo).
TCE alerta 12 cidades sobre não cumprimento de investimento mínimo em educação
Mulher finge ser a ministra da saúde e oferece falsos recursos em troca de emprego
Na quinta (9), a pasta emitiu uma nota reforçando que “não estão sendo retirados livros das bibliotecas das escolas estaduais da região. Apenas alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região estão sendo redistribuídos, buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação”.
Informou ainda que, as “obras específicas para o público adolescente/adulto tinham sido enviadas pela antiga gestão para escolas com alunos de uma faixa etária menor, como as que apenas têm estudantes do ensino fundamental”.
A SED atende alunos de diferentes faixas etárias, desde o ensino fundamental, a partir dos seis anos, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com jovens, adultos e idosos. Segundo o painel de dados da pasta, mais de 516 mil estudantes estão matriculados na rede.
It: A Coisa, de Stephen King, está entre os livros a serem recolhidos
Divulgação
Veja as obras:
A química entre nós, de Brian Alexander e Larry Young;
Coração satânico, de William Hjortsberg;
Donnie Darko, de Richaed Kelly;
Lorraine Warren. Demonologistas. Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle;
Exorcismo, de Thomas B. Allen;
It: A Coisa: Stephen King;
Laranja Mecânica, de Laranja Mecânica;
Os 13 Porquês, de Jay Ascher;
O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman (Autor), David Kinney.
O que disse a SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis, reforça que não estão sendo retirados livros das bibliotecas das escolas estaduais da região. Apenas alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região estão sendo redistribuídos, buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação. Obras específicas para o público adolescente/adulto tinham sido enviadas pela antiga gestão para escolas com alunos de uma faixa etária menor, como as que apenas têm estudantes do ensino fundamental.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.