É muito comum ver tutores levando seus animais para passear, mas um caso em São José, na Grande Florianópolis está chamando a atenção dos internautas. Um bezerro foi flagrado sendo carregado em uma carroceria de um carro modelo Saveiro.
O vídeo foi publicado pela página do Instagram São José 100 Limites e deixou muitos internautas indignados, mas outros comentaram em defesa do motorista.
A publicação mostra o animal sendo levado na carroceria do carro, em São José, perto do Mundo Car Shopping. O motorista faz algumas manobras para entrar na marginal, gerando certo desiquilíbrio no animal.
A filmagem já reúne mais de 70 mil visualizações e diversos comentários, até a manhã desta terça-feira (31).
Nos comentários, os internautas atacam a atitude do motorista e afirmam que se trata de crime de maus tratos contra os animais. “Isso é crime de maus tratos contra o animal, quem filma e não denuncia é conivente”, escreveu um.
Outra internauta lembrou de um caso que aconteceu com uma amiga: “A mulher tinha um papagaio de estimação solto no sítio, a polícia ambiental foi lá e pegou o papagaio, agora aí não tem problema?”, indagou.
E um sai em defesa do motorista: “Coitadinho por quê? Querem que leve ele no banco da frente com cinto de segurança?”, diz.
Bezerro na carroceria: é crime de maus tratos?
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o artigo 235 prevê que os animais não podem ser transportados na parte externa do veículo, seja no teto, capô, cabeça para o lado de fora ou de qualquer parte do veículo.
A infração para esse ato é grave e o motorista, se for atuado, pode receber multar de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.
Para denunciar os casos de maus tratos aos animais, você pode acessar a Delegacia Virtual de Proteção Animal e relatar o caso de forma anônima.