A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) foi acionada no STF (Supremo Tribunal Federal) após publicar um vídeo onde acusa, sem apresentar provas, outros deputados de apoiar o grupo extremista Hamas. A ação movida por seis deputados do PT pede explicações e acusa a parlamentar catarinense de calúnia.
No vídeo publicado em 20 de outubro na rede social X (antigo Twitter), a deputada fala sobre a iniciativa de um senador americano que quer barrar o visto americano de apoiadores do Hamas.
Em seguida, ela afirma que enviou ao político uma lista com 19 nomes, entre ministros e deputados brasileiros, que estariam apoiando ações terroristas.
“Irei sugerir alguns nomes que tem feito, têm tomado posicionamento pró terroristas, pró terrorismo”, fala Júlia Zanatta enquanto uma lista com os nomes aparece no vídeo. Na ocasião, ela não mostrou provas da acusação.
Procurada pelo Grupo ND, a assessoria da deputada não se pronunciou até a publicação desta matéria.
Deputados pedem que STF cobre explicações e acusa deputada de calúnia
No documento, enviado ao STF por seis deputados do PT citados no vídeo, é pedido ao STF que notifique Júlia Zanatta e o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) para que esclareçam as acusações.
No pedido, os políticos cobram explicações e provas das falas da deputada catarinense, que os acusam de apoiar terrorismo.
“Ambos os interpelados, sem qualquer substrato ou elemento probatório, acusam vários colegas de apoiarem grupos e práticas criminosas, no que se tipifica, no mínimo, com tal conduta, o crime de calúnia”.
Os deputados do PT afirmam que Zanatta e Gayer tomaram uma atitude “grave e reprovável” ao enviar a sugestão de nomes ao gabinete do senador “com acusações e aleivosias caluniosas, difamatórias e injuriosas”.
Confira os nomes dos deputados que moveram o pedido contra a deputada de SC:
- Zeca Dirceu (PT/PR)
- Érika Kokay (PT/DF)
- Helder Salomão (PT/ES)
- Nilto Tatto (PT/SP)
- Padre João (PT/MG)
- Paulão (PT/AL)
Veja o vídeo de Júlia Zanatta
VISTO NEGADO: O Senador americano @marcorubio anunciou que estrangeiros apoiadores do grupo terrorista Hamas deverão perder o visto americano. Já estamos em contato com a Embaixada para enviar uma lista de políticos e pessoas públicas que estão apoiando e estimulando o Hamas… pic.twitter.com/qehMcvMNJv
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) October 20, 2023