Egito promete abrir fronteira nesta quarta (1º) para receber palestinos feridos em Gaza

Correspondente do Jornal Nacional foi a Rafah, na fronteira com o país, onde toneladas de doações dependem de autorização para entrar no território palestino. Egito promete abrir fronteira nesta quarta (1º) para receber palestinos feridos em Gaza
O Egito prometeu abrir a fronteira nesta quarta-feira (1º), para receber palestinos feridos em Gaza. O correspondente Vinícius Assis foi a Rafah, onde toneladas de doações dependem de autorização para entrar no território palestino.
Inúmeros postos de controle fiscalizam a estrada entre o Cairo e Rafah. É uma viagem de mais de sete horas da capital egípcia ao território palestino, que está completamente bloqueado desde o ataque terrorista do Hamas a Israel, em 7 de outubro.
O Egito, único país além de Israel que tem fronteira com a Faixa de Gaza, reforçou a segurança. Nenhuma pessoa pode entrar ou sair, para evitar envolvimento egípcio na guerra e a infiltração de terroristas. A exceção são caminhões de suprimentos. Desde o início da guerra, os únicos que entram oficialmente em Gaza são cargas de ajuda humanitária que passam por Rafah.
Tem uma fila imensa de caminhões no local. Todos abastecidos com alimentos, água, medicamentos; doações que vieram de organizações internacionais, diferentes países – inclusive o Brasil – e todos os motoristas estão aguardando pela hora de cruzar a fronteira e levar as doações para a Faixa de Gaza.
Por dia, têm entrado menos de 50 caminhões. Antes do ataque terrorista do Hamas, Gaza recebia, via Israel e Egito, cerca de 300 a 500 caminhões por dia.
Ministério da Inteligência de Israel recomenda remanejar os 2,2 milhões de palestinos de Gaza para o Sinai após a guerra
Após um portão controlado pelas autoridades egípcias, há um outro, que já não está mais sob controle do país. No local estão dezenas de brasileiros, assim como outros estrangeiros, que esperam pela chance de cruzar a fronteira.
O chefe do serviço de informação egípcio Diaa Rashwan disse, nesta terça (31), que ainda não é seguro abrir a fronteira para os estrangeiros que estão em Gaza, mas o diretor do Centro de Imprensa do governo do Egito, Ayman Walash, prometeu que a fronteira vai ser aberta nesta quarta para que 81 palestinos feridos em Gaza possam continuar o tratamento em hospitais do país.
LEIA TAMBÉM
Brasileiros aguardam resgate na fronteira com o Egito
Israel ataca Cidade de Gaza por terra, mar e ar, e moradores se escondem em hospital
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.