Lista divulgada pela autoridade local de Gaza não traz brasileiros. Saída foi autorizada por Israel e Egito e será a primeira desde o início do conflito envolvendo o Hamas. Portão em Rafah, na fronteira do Egito com Gaza
Reprodução
Estrangeiros serão autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela primeira vez, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, nesta quarta-feira (1º). A informação foi divulgada pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias do conflito
Segundo Candeas, nenhum brasileiro foi colocado nesta primeira lista. Os nomes foram divulgados pela autoridade local de Gaza.
O embaixador informou que a saída dos estrangeiros do território palestino foi autorizada por Israel e pelo Egito. Operações do tipo são aguardadas desde que o conflito começou.
Nesta primeira leva, estão autorizados a deixar a Faixa de Gaza nacionais da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Além disso, a lista também traz nomes de integrantes da Cruz Vermelha e de ONGs, segundo Candeas.
“Pela primeira vez estrangeiros são autorizados a sair da Faixa de Gaza. Acredito que em breve novas listas serão publicadas, e espero que nossos brasileiros estejam nelas”, afirmou o embaixador.
A Embaixada do Brasil na Palestina monitora a situação de 34 pessoas que pediram auxílio para deixar a Faixa de Gaza. O grupo é composto por 24 brasileiros e 10 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao Brasil.
O governo brasileiro está articulando com autoridades do Egito e de Israel a saída deste grupo. Um avião da Força Aérea Brasileira, que já está em território egípcio, deve ser usado para a viagem de volta ao Brasil.
Presidência brasileira do Conselho de Segurança da ONU chega ao fim sem resolução sobre Oriente Médio; veja motivos
VÍDEOS: imagens do conflito entre Israel e Hamas