A AltoQi, empresa catarinense que oferece soluções tecnológicas para gestão digital do empreendimento e projetos de edificações, foi a escolhida para ajudar no processo de revitalização do icônico Hotel Glória. Fechado há 15 anos, o hotel carioca dá lugar a um empreendimento residencial de luxo, que deve ficar pronto no começo de 2024. De acordo com Cristiano Mesquita, engenheiro civil na AQ Projetos, escritório responsável pelo trabalho, a tecnologia oferecida pela catarinense e o uso da metodologia BIM aumentou em até 35% a produtividade das atividades.
“Com sua fachada preservada por lei, a revitalização do Glória exige uma série de cuidados, além de muitas adaptações para adequar o prédio aos padrões de qualidade e segurança atuais”, explica Cristiano. De acordo com Francisco de Assis Gonçalves Jr., engenheiro de Product Marketing, o software AltoQi Builder foi escolhido pois permite que o projeto seja realizado da forma mais detalhada possível. Já a solução Visus Collab, para gestão, foi escolhida pois permite às equipes trabalharem de forma assíncrona durante todo o processo.
“A gestão digital do empreendimento faz toda a diferença em uma obra, especialmente em uma revitalização, pois conseguimos visualizar, pelo computador, o projeto mais detalhadamente possível. Assim, é possível efetuar simulações de vários cenários para chegar nas soluções técnicas com maior custo benefício, efetuando uma entrega de maior qualidade, previsibilidade financeira e ainda atendendo às questões atuais de sustentabilidade”, explica. .
Para o CEO da AltoQi, Felipe Althoff, o uso do software e da metodologia BIM em um projeto como esse reforçam a relevância da empresa no cenário nacional de tecnologia para a construção civil. “O conceito de empreendimento vivo está no centro de nossa atuação, porque permite que gestores de obras públicas e privadas tenham informações mais precisas sobre o empreendimento, antecipando problemas e alcançando uma resolução muito mais assertiva para evitá-los na obra”, aponta.
O BIM é uma metodologia que permite o planejamento e a coordenação de informações relacionadas a todo o ciclo de vida de uma obra. Assim, é possível acompanhar, desde a sua concepção, gestão, orçamento e manutenção, até o seu descomissionamento, que inclui a demolição e destinação de resíduos, criando um fluxo de trabalho integrado, multidisciplinar e contínuo. No país, a AltoQi é a única com a metodologia BIM de acordo com as normas brasileiras, do projeto à gestão da informação e de custos.