A Operação Voltando em Paz realizou nesta quarta-feira (1°) mais uma ação para resgatar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. Dentre as 32 pessoas que retornam ao Brasil, quatro tem como destino final Florianópolis.
Foram resgatados 32 passageiros, sendo 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino — ambos casados com brasileiros —, que manifestaram interesse em deixar a Palestina.
Os brasileiros já embarcaram no Aeroporto Internacional Queen Alia, em Amã, na Jordânia, em uma aeronave cedida pela Presidência do Brasil, e devem pousar na Base Aérea de Brasília às 5h30 desta quinta-feira (2).
O destino final de quatro pessoas, dentre as 32, será Florianópolis. Dos demais, oito ficam em Foz do Iguaçu, cinco em São Paulo, três em Recife, dois no Rio de Janeiro, três em Fortaleza, dois em Curitiba, dois em Goiânia, dois em Brasília e um em Porto Alegre.
Como funcionou o resgate a brasileiros
Eles foram conduzidos em vans e ônibus de 11 cidades diferentes da Cisjordânia, na Palestina, até a cidade de Jericó. De lá, todos cruzaram a fronteira em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, a capital da Jordânia, em um deslocamento de pouco mais de uma hora.
O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, informou que os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil para evitar bombardeios. “Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, destacou.
Com isso, o total de brasileiros repatriados da região do conflito chega a 1.446. Foram oito voos patrocinados pelo governo brasileiro.
*Com informações da Agência Brasil.