Na antevéspera da comemoração de aniversário Criciúma ganhou um novo título, num “canetaço” do Governador. Antes reconhecida como a Capital Nacional do Carvão Mineral, agora é também Capital Catarinense dos Parques Urbanos. A sanção da lei foi feita por Jorginho Mello.
Os méritos deste reconhecimento surgem na iniciativa do vereador Salésio Lima, que provocou o deputado Júlio Garcia que por sua vez fez aprovar a lei na Assembleia Legislativa.
Tudo aconteceu em tempo recorde. No dia 25 de outubro a Assembleia Legislativa aprovou a concessão por unanimidade. Neste dia 1º de novembro o governador sancionou e a lei já entrou em vigor. Isso acontece a tempo de permitir a comemoração do aniversário de 98 anos de emancipação político-administrativo sob a regência dela.
TEXTO DO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O Município de Criciúma fica reconhecido como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos. Art. 2º O Anexo Único da Lei nº 16.722, de 8 de outubro de 2015, passa a vigorar com a redação constante no Anexo Único desta Lei. Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Florianópolis, 1º de novembro de 2023.
Já no seu primeiro mandato iniciado em 2009, o prefeito Clésio Salvaro, percebeu que a construção de áreas de lazer era prioridade às pessoas, afora as já tradicionais reivindicações de áreas como obras, saúde e educação. Esta sua opção se acentuou quando construiu o Parque das Nações, que era um projeto de uma semente plantada. Quando voltou a comandar a cidade aumentou o foco no lazer.
Primeiro revitalizou a sede do Governo Municipal, construiu o Parque Centenário no distrito do Rio Maina, fez o parque localizado nos arredores da prefeitura e mais recentemente criou um parque temático astronômico no alto do Morro Cecchinel. Agora já tem lançado o projeto para um parque na região da Grande Santa Luzia.
Neste sábado, quando mesmo sem ser feriado municipal fará uma série de inaugurações, entrega a Praça do Congresso – que é de 1946 – revitalizada, além de equipar o Parque Astronômico e anexo a ele inaugurar o Mirante do alto do Morro.
Percebendo todo este movimento o vereador Salésio Lima provocou o deputado Júlio Garcia que não teve dificuldades para aprovar na Assembleia Legislativa lei concedendo o título de Capital Catarinense dos Parques Urbanos.