Nove Núcleos de Educação Infantil Municipais participam de Mostra Cultural em Florianópolis

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A Educação Infantil é repleta de vivências que extrapolam os muros das salas e ganham significado de acordo com a interpretação e a imaginação. Para explorar as possibilidades, nove unidades educativas participaram da “II Mostra Cultural de Núcleos de Educação Infantil Municipais de Florianópolis”.

O objetivos da Mostra Cultural foi proporcionar aos visitantes a mesma experiência que é ofertada às crianças

O objetivos da Mostra Cultural foi proporcionar aos visitantes a mesma experiência que é ofertada às crianças – Foto: Daiara Camilo/Divulgação/its Teens

O encontro foi na Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti e no Museu de Florianópolis, com o tema “Possibilidades e Experiências Educativas”. Os espaços foram constituídos por propostas que remetem ao cotidiano dos NEIMs (Núcleos de Educação Infantil Municipais).

A Mostra Culural contou com produções coletivas de cerca de 30 educadores, tendo como professora responsável e produtora Karine Joulie, além de ser coordenado pela Diretoria de Educação Infantil representada pelas Professoras Carmen Nunes, Juliana Muller e Rafael Spinelli, integrantes do NUFPAEI/DEI (Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil).

Neste ano, o foco foi criar um espaço coletivo. “O tema surgiu após muita discussão sobre os entornos de cada Neim, as propostas em desenvolvimento, exercícios de curadoria, seleção de materiais, objetos e produção de expografia. Nesses movimentos descobrimos muitas singularidades, com isso já definimos que o espaço seria ocupado não em pequenos nichos, mas em cenários montados com objetos de diferentes Neims para proporcionar aos visitantes uma experiência que remetesse às experiências oferecidas às crianças”, comentaram os profissionais da Mostra.

Levando em consideração a singularidade de cada unidade educativa, a diversidade predominou entre aquilo que foi exposto.

“Foram propostas que impulsionaram debates acerca da perspectiva inclusiva por meio da Libras, preocupação com o futuro a partir da sustentabilidade, construção de identidade coletiva, manutenção e ressignificação da tradição por meio das brincadeiras, dos brinquedos e espaços que são ofertados às crianças, da experiência sensorial com a natureza, cidade e sua história”, complementaram os profissionais da Mostra.

Mais que expor aquilo que ganha vida nas unidades, a oportunidade vai ao encontro da importância de manter vivo os prazeres dos primeiros anos de vida.

“É o reconhecimento da especificidade da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas, realizando-se por meio de uma ação intencional orientada de forma a contemplar cada uma destas dimensões como Núcleo de Ação Pedagógica”, falaram os coordenadores.

Crianças na Mostra Cultural

Os visitantes transitaram pela Mostra Cultural, conhecendo os espaços e exposições

Os visitantes transitaram pela Mostra Cultural, conhecendo os espaços e exposições. Foto: Daiara Camilo/Divulgação/its Teens

Se para os adultos a Mostra Cultural é um convite para conhecer aquilo que faz parte do cotidiano, as crianças aprenderam.

“Eles ficaram à vontade em percorrer cada canto e transformar os cenários deixando-se guiar pela imaginação. Há um entusiasmo diferente no reconhecimento de si e dos outros colegas nas imagens apresentadas em duas televisões e nas fotografias. As crianças pararam por um tempo com os olhos brilhando e comentaram esse reconhecimento com os professores e crianças”, finalizaram os profissionais da Mostra.

Os NEIMs Jardim Atlântico, Doralice Teodora Bastos, Doralice Maria Dias, Irmão Celso, Pequeno Príncipe, Professora Maria Barreiros, Campeche, Barreira do Janga e Vila União participaram da Mostra — os quatro últimos integraram a Mostra Cultural no ano de 2023.

Processo de formação

Para escolher aquilo que ganharia vida fora da unidade, ao todo 30 profissionais participaram da formação ofertada no Curso “Arte, estética e cotidiano pedagógico: construções coletivas”.

Em cinco meses, os professores estudaram sobre análise de imagens, registros fotográficos e audiovisuais, perspectivas conceituais, curadoria, expografia, mediação e produção de uma programação cultural.

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