Quase lá! O Avaí venceu a Ponte Preta por 1 a 0 na noite deste sábado (4) e praticamente garantiu a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro.
Jean Lucas, já no segundo tempo, foi o autor do gol da vitória do Leão da Ilha. Foi o primeiro do camisa 29 com a camisa azurra.
A equipe paulista, por sua vez, chega ao décimo jogo seguido sem vencer e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.
O jogo
O Avaí dominou as ações no primeiro tempo e não é errado dizer que teve ao menos três chances claras de gol para sair na frente. No entanto, num roteiro que vem se repetindo nos últimos jogos, a equipe cria, mas não faz.
A Ponte Preta até tentou esboçar uma pressão nos dez primeiros minutos, mas o Leão da Ilha conseguiu se defender bem e passou a controlar o jogo.
Logo aos oito minutos, Waguininho recebeu de Poveda e perdeu chance cara a cara com o goleiro
Waguininho perdeu cara a cara chance aos 8, recebeu de poveda, mas finalizou mal em cima do goleiro Caíque França.
Aos 15′, foi a vez de Giovanni arriscar de fora da área e parar em nova boa defesa do goleiro da Macaca.
Já na reta final, Natanael aproveitou vacilo da equipe paulista na saída de bola, no entanto, vacilou na tomada de decisão e chutou fraquinho para o gol, mesmo com Jean Lucas passando livre.
Antes do fim ainda teve tempo para o lance mais inacreditável do jogo. Jean Lucas arriscou de fora da área, a bola bateu na trave após defesaça de Caíque França e sobrou para Poveda, que acertou o travessão já com o goleiro caído.
Segundo tempo
A Ponte Preta voltou com mais volume de jogo para a segunda etapa e passou a ameaçar em finalizações de fora da área. Igor Bohn, aos 15′, precisou fazer grande defesa em cabeçada de Jeh.
Mas apesar da pressão da equipe paulista, quem saiu na frente foi o Leão. Em contra-ataque rápido, Wellington arrancou e serviu Fellipe Bastos. O camisa 90 finalizou e a bola sobrou para o próprio Wellington rolar para Jean Lucas fazer o primeiro dele com a camisa do Avaí.
No entanto, mesmo com a vantagem, o Leão da Ilha não conseguia controlar a partida. A Macaca passou a criar uma profusão de chances e parou em noite de inspirada de Igor Bohn em aos menos duas oportunidades.
O torcedor do Leão da Ilha ainda “parou de respirar” aos 45′. Após cruzamento na área, Jeh foi no “terceiro andar”, cabeceou e parou em nova defesaça do goleiro Azurra.
E o drama não parou por aí. Aos 47′, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes marcou pênalti para a Ponte Preta por um possível toque de mão de Douglas Bacelar. No entanto, após revisão do VAR, o pênalti foi cancelado.
Próxima parada
O Avaí volta a campo no próximo sábado (11), quando recebe o CRB no estádio da Ressacada, em Florianópolis. No mesmo dia, a Ponte Preta visita o Tombense.
FICHA TÉCNICA:
Ponte Preta 0x1 Avaí – 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
PONTE PRETA: Caíque França; Mailton (Weverton), Castro, Fábio Sanches e Artur; Amaral (Paul Villeno), Léo Naldi, Felipinho (Ramon Carvalho) e Elvis (Paulo Baya); Eliel (Pablo Dyego) e Jeh. Técnico: João Brigatti
AVAÍ: Igor Bohn; Thales, Alan Costa, Jonathan Costa e Natanael; Wellington, Rafael Gava (Fellipe Bastos) e Giovanni (Jean Cléber); Waguininho (Felipinho), Poveda (Modesto) e Jean Lucas (Douglas Bacelar). Técnico: Eduardo Barroca
Gol: Jean Lucas (AVA/18’2T)
Cartões amarelos: Rafael Gava, Jonatha Costa (AVA)
Público e renda: 5.525 torcedores para uma renda de R$ 60.805
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)