O primeiro bebê gestado por duas mulheres, Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30, nasceu na segunda-feira (30) na ilha de Maiorca, na Espanha. Pesando 3,3Kg, Derek veio ao mundo saudável. Mas essa gravidez só foi possível devido a um método chamado de INVOcell.
O que é esse método?
INVOcell é o primeiro dispositivo médico aprovado pela FDA (Federal Drug Administration), órgão governamental dos EUA responsável por regularizar e supervisionar alimentos, medicamentos, produtos médicos e cosméticos, e marcado pela CE (Conformidade europeia) para tratamento de fertilidade por meio de cultura intravaginal.
Durante a cultura intravaginal, os óvulos, espermatozoides e meios de cultura são combinados no dispositivo INVOcell. O INVOcell é então colocado na cavidade vaginal superior, permitindo que a fertilização e a incubação ocorram de forma semelhante à concepção natural.
Ao contrário da fertilização in vitro, onde óvulos e espermatozoides são combinados em laboratório, o INVOcell mantém os óvulos e espermatozoides dentro do corpo feminino.
Esse processo proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento do embrião e também mantém as mulheres intimamente ligadas à experiência.
Gestação do bebê
No caso do casal espanhol, o processo de fecundação começou com Azahara. Ela teve uma cápsula de INVOcell inserida em seu útero, permitindo o início do desenvolvimento do embrião.
“Quando me ofereceram para tê-lo no colo do útero por cinco dias, foi como se eu também o tivesse dentro de mim” , relatou Azahara em uma entrevista para a TV espanhola IB3.
Quando desenvolvida, a cápsula do INVOcell foi retirada com o embrião em seu interior e transferida para o útero Estefanía, que carregou o feto até o dia do parto.
“Esse procedimento proporciona grande valor emocional pelo fato de ambas as mulheres terem compartilhado a gestação do embrião”, disse o Hospital Juaneda Miramar, em uma postagem feita no site oficial do hospital.